Esta é a magia e peculiaridade do espectáculo chamado Campeonato do Mundo. No torneio principal do planeta, absolutamente qualquer pessoa – independentemente do nível e estatuto – pode escrever o seu nome na história. Como, por exemplo, Oleh Salenko e os seus cinco golos ainda insuperáveis num jogo do Campeonato do Mundo. O Campeonato do Mundo de 2022 no Qatar não foi excepção. Houve muitas realizações históricas no torneio, algumas das quais já duravam há décadas. A nossa equipa raccoonbet.com recolheu o mais suculento de todos, mas sob uma condição. A lista inclui apenas aqueles que só podem ser vencidos nos Campeonatos do Mundo. Assim, por exemplo, o sucesso de Olivier Giroud, que se tornou o melhor marcador da história da França no Qatar, não foi incluído aqui. Embora fosse bonito, mas isto pode ser conseguido sem sequer jogar no Campeonato do Mundo.
Top 5 Recordes de Equipas no Campeonato do Mundo de 2022
O Qatar é o primeiro anfitrião do Campeonato do Mundo a perder todos os seus jogos no torneio Claro que, para alcançar tal recorde, não precisa de se esforçar. Mas é improvável que os xeques do Qatar tenham gostado deste feito, cuja equipa ficou na história com a entrada errada. Num grupo não tão mortífero (Holanda, Senegal, Equador), a selecção nacional do Qatar não conquistou pelo menos um ponto, embora antes disso cada anfitrião do Campeonato do Mundo tenha ganho pelo menos um jogo. Como eles dizem, conseguiram aquilo por que lutaram – um recorde simbólico, que mais uma vez confirmou o erro da FIFA ao escolher o anfitrião do Campeonato Mundial de 2022.
A Espanha é o recordista do número de penaltis perdidos na história do Campeonato do Mundo
Tendo ficado em segundo lugar no grupo e evitado a grade mais pesada de competição com a Argentina e o Brasil, os espanhóis não esperavam tropeçar nas finais de 1/8. A batalha com a principal sensação do torneio de Marrocos terminou com uma disputa de pênaltis. A sua derrota tornou-se para Espanha a quarta na história do Campeonato do Mundo – após partidas semelhantes em 1986, 2002 e 2018. Os espanhóis ganharam a série no Campeonato do Mundo apenas uma vez – em 2002 eliminaram os irlandeses nas finais de 1/8, perdendo apenas para os coreanos nos quartos-de-final da mesma forma.
A Argentina é o recordista do número de cobranças de pênaltis ganhas na história do Campeonato do Mundo
No extremo oposto dos espanhóis estão os recém-campeões mundiais, que em geral são os recordistas de participação em cobranças de pênaltis no Campeonato do Mundo – sete vezes os seus jogos nos campeonatos atingiram os 11 metros de distância. Ganharam seis deles, o último dos quais trouxe o tão esperado título do campeonato. Até agora, os únicos a superar estes reis de pênalti foram os alemães nas quartas-de-final do Campeonato do Mundo de 2006.
Marrocos – o primeiro país africano a alcançar as semifinais do Campeonato do Mundo
O recorde é notório por ser a principal sensação do torneio no Qatar. As pessoas fizeram milhões de apostar em Marrocos, aprenda mais sobre estrategias apostas futebol! No entanto, este é um grande feito da selecção nacional marroquina, que até 2022 só uma vez na sua história saiu do grupo do Campeonato do Mundo – em 1986 no México, a selecção nacional marroquina ganhou o grupo com Inglaterra, Polónia e Portugal para voar para fora da Alemanha nas finais de 1/8. Agora a equipa de Reggie, que ao mesmo tempo se tornou a primeira africana a conduzir a equipa às semifinais do Campeonato do Mundo, é uma lenda não só no seu país, mas em toda a África.
O Japão ganhou o jogo do Campeonato do Mundo com uma baixa percentagem recorde de posse de bola
Os japoneses poderiam ter-se tornado o mesmo nível de sensação que Marrocos quando ganharam o grupo com a Alemanha e Espanha. Mas uma derrota nos pênaltis para a Croácia nas oitavas-de-final mais uma vez impediu a Croácia de bater o seu próprio recorde – o Japão nunca jogou nas quartas-de-final do Campeonato do Mundo, embora tenha avançado quatro vezes para fora do grupo nos últimos seis torneios. No entanto, os japoneses ainda não deixaram o Qatar sem um registo. Na terceira jornada, o Japão venceu a Espanha por 2-1 com um recorde de baixa posse de bola – 17,7%. Acrescente a isto um ridículo 26% na vitória sobre a Alemanha na primeira volta, e pode chamar com segurança os maestros japoneses de tácticas de espera.
Top 5 recordes individuais no Campeonato do Mundo de 2022
O árbitro Mateo Laos mostrou um número recorde de cartões numa partida na história do Campeonato do Mundo
Talvez o jogo mais escandaloso no Qatar seja o quarto-de-final entre a Holanda e a Argentina. O confronto foi tão intenso e rico em emoções que depois do fósforo ainda ardia durante muito tempo. O mais vívido descreve tudo isto apenas o desempenho do árbitro principal – o espanhol Antonio Mateo Laos fez um recorde de 18 avisos para o jogo, três dos quais após o apito final, quando os confrontos entre os jogadores de ambas as equipas continuaram. Este é um recorde absoluto desde o advento dos cartões amarelos no futebol.
John Herdman é o primeiro treinador na história a trabalhar nas finais do Campeonato do Mundo de Homens e de Mulheres
O Canadá pode ter falhado no Qatar, perdendo os três jogos do grupo. Mas o seu treinador principal, o inglês John Herdman, fez o seu nome com mais do que uma promessa pretensiosa de “aterrorizar” os croatas na segunda volta, após a qual os Balcãs massacraram o Canadá por 4-1. Acontece que para Herdman, que é pouco conhecido no futebol masculino, este foi o quarto Campeonato Mundial na sua carreira. Apenas os três anteriores estiveram no futebol feminino. Em 2007 e 2011, esteve à frente da equipa nacional da Nova Zelândia no Campeonato do Mundo Feminino, e quatro anos mais tarde trabalhou no torneio com a equipa nacional feminina canadiana.
Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador da história a marcar pontos em cinco Copas do Mundo diferentes
Um feito que o seu eterno adversário, Chris Messi, só conseguirá vencer se jogar nos próximos dois Campeonatos do Mundo. Cristiano não perdeu nenhum dos cinco torneios desde a sua estreia no Campeonato do Mundo em 2006, e marcou pelo menos um golo em cada um deles. O golo que o elevou a outro nível, os portugueses marcaram contra o Gana na segunda ronda. Nunca ninguém conseguiu fazer isto antes – nem mesmo o grande Miro Klose, que ganhou o seu título de melhor marcador na história do Campeonato do Mundo em quatro torneios. O novo super recorde de Ronaldo: o primeiro da história a marcar em cinco Copas do Mundo diferentes!
Lloris é o recordista do número de jogos do Campeonato do Mundo entre goleiros
Durante o torneio, Hugo já estabeleceu um recorde para o número de jogos na história da selecção nacional francesa entre todos os jogadores. Especificamente, a final no Qatar foi a 20ª para o guarda-redes em torneios mundiais. A peculiaridade do feito reside também no facto de, durante o Campeonato do Mundo de 2022, Lloris ter contornado os dois recordistas anteriores para este indicador. O facto é que inicialmente Manuel Neuer jogou a sua 19ª partida no Campeonato do Mundo na fase de grupos, à frente do Taffarel brasileiro e do Meyer alemão e ficou em primeiro lugar entre os goleiros. Mas com a eliminação precoce da Alemanha, Neuer preparou o caminho para Lloris no seu caminho para o registo.
Messi – o recordista do número de jogos do Campeonato do Mundo na história
O líder e capitão da equipa nacional argentina em geral recolheu uma mão cheia de registos sólidos no Qatar. Por exemplo, bateu o recorde de Batistuta para o maior número de golos no Campeonato do Mundo entre os argentinos. Ou tornou-se tanto o jogador mais velho como o mais jovem da história do Campeonato do Mundo, que fez um golo + assistência num torneio. Ou um número recorde de vezes que ganhou o título de jogador do jogo. Ou o jogador mais velho a marcar pelo menos cinco golos num Campeonato do Mundo. Isto é tudo Leo. Mas é na final do Campeonato do Mundo de 2022 que Lionel parece ter alcançado o feito mais maciço. Jogou a sua 26ª partida na história do Campeonato do Mundo e ultrapassou Lothar Matthäus por este indicador. A lenda.