Hoje em dia, a publicidade em T-shirts é uma coisa comum, e não há muito tempo as equipas entraram em campo apenas com as suas cores. Vamos voltar atrás no tempo e recordar onde tudo começou. Parece que o futebol desporto e o álcool são coisas incompatíveis, mas isto está longe de ser o caso. Foi o álcool que desempenhou um papel significativo na formação do negócio do futebol. Soa intrigante, certo? Exclusivamente para o site RaccoonBet vou contar-vos o segredo da primeira publicidade de uma camisola de futebol!
O CEO da Jägermeister Günter Mast estava a organizar uma festa para parceiros de negócios. Mais tarde, os convidados foram assistir aos quartos de final do Euro 1972, e Mast foi deixado sozinho. Foi então que percebeu o potencial publicitário do futebol, mas houve um problema, o patrocínio de camisas de futebol foi proibido na Alemanha.
O clube de futebol Eintracht, a jogar na Bundesliga, encontrava-se numa crise financeira. As suas receitas tinham caído quando investiram todo o seu dinheiro na reconstrução do estádio. Ao mesmo tempo, foram sancionados quando tomaram conhecimento da corrupção. O clube foi subornado em troca da vitória. Acumularam uma dívida de vários milhões de marcos alemães e, para continuarem a competir com outros clubes, precisam de a pagar.
Aconteceu que a empresa “Jägermeister” é da mesma região que o clube. Foi feita uma oferta de patrocínio. Mas a Associação Alemã de Futebol proibiu a publicidade em camisas desportivas. Disseram que o maior bem do futebol não é o dinheiro. Mas Mast encontrou uma saída para a situação: propôs mudar o logotipo do leão para Jägermeister com a imagem de um veado, contornando assim as regras. Foi realizada uma votação entre os membros da equipa. O resultado: 154 votos foram a favor da mudança, sete foram contra. Mas o entendimento de que a equipa necessitava urgentemente de fundos, pelo que o logótipo foi aceite. A associação estava confusa com este passo e não podiam fazer nada, porque não havia nenhuma regra sobre emblemas.
Tudo o que podiam fazer então era objectar ao tamanho do logótipo. Havia uma regra de que o novo emblema não devia ser superior a 14 cm. Assim, o árbitro Franz Wengemeyer mediu o emblema quando este foi utilizado pela primeira vez. Quando o jogo começou, começou uma nova era na história do futebol.
Depois foi feito um acordo para 500.000 marcos alemães. Jägermeister deveria ter o seu logotipo na camisa da Eintracht durante cinco anos. . “Ele descobriu o futebol como meio de publicidade”, disse certa vez o chefe do Bayern Munique Uli Hoeness.
O clube propôs a ideia de patrocínio à Associação Alemã de Futebol. Mas a proposta foi inesperadamente rejeitada. Os árbitros foram proibidos de iniciar os jogos se o Eintracht estivesse no uniforme Jägermeister. O clube alemão usou o seu uniforme habitual após o tribunal. No final da época, a associação cedeu e permitiu os nomes dos patrocinadores nas camisas. Depois, outros clubes da Bundesliga assinaram acordos de patrocínio. A partir de Novembro de 1973, a DFB permitiu oficialmente o uso de uma camisa publicitária e no ano seguinte cinco equipas jogaram com publicidade no peito.
Numerosos clubes seguiram o exemplo da Eintracht. Em 1976, Frottesana tornou-se o primeiro patrocinador da camisa VfB Stuttgart. Seguiram-se Hamburgo (Campari), Eintracht Frankfurt (Remington), MSV Duisburg (Brian Scott) e Fortuna Düsseldorf (Alkauf).
Foi apenas em 1987 que o leão regressou, mas se o emblema do veado desapareceu, a publicidade da camisa permaneceu e tem sido parte integrante do futebol alemão desde então.
Hoje em dia, estão em jogo montantes bastante diferentes. Bayern Munique recebe aproximadamente 35 milhões de euros por estação da Telekom.
Segundo a Nielsen Sports, na época de 2016/17, as equipas da primeira Bundesliga ganharam mais de 182 milhões de euros através do patrocínio de camisas. Se comparado com a época anterior, o lucro aumentou em catorze milhões de euros.
O mastro, como empresário inventivo, preparou o caminho para uma fonte lucrativa de dinheiro. Da mesma forma, pode tentar a sua sorte e aposta do dia futebol. Talvez seja o próximo a comprar publicidade para milhões?