É difícil fazer classificações, e ainda mais difícil se nunca concordar com elas e pensar sempre que é tudo um disparate, sabe melhor. Podem dizer e pensar o que quiserem, eu tentarei fazê-lo. O Campeonato Mundial de Futebol de 2022, que se realizará a meio do Inverno no Qatar, terminou recentemente. No local de apostas de futebol decidimos mergulhar na retrospectiva e recordar as 10 melhores formas que enfeitaram o torneio de futebol do mais alto estatuto.
- 🔟º lugar: Brasil (casa). CUP MUNDIAL 2002 Pergunta-me com o que associo o Brasil e eu responderei: este uniforme, Neymar e raparigas semi-nuas de TikTok. Para o subplot: desenho fresco com riscas verticais, cores bonitas, e também números de jogo. Zubastik parecia ser a melhor versão de um jogador de futebol com este uniforme.
- 9️⃣º lugar: Bélgica (casa). CUP MUNDIAL 1982 Psicadélico chique dos “demónios vermelhos”. O decote em V rima com as riscas na camisa, que transitam suavemente para os calções. Parece muito atrevido. A sensação de que os hooligans saíram para jogar contra si, que lhe arrancará as pernas no 5º minuto.
- 8️⃣º lugar: Nigéria (fora). CUP MUNDIAL 1994 Se a autenticidade fosse um uniforme de futebol, seria este kit. adidas optou por uma experiência, substituindo as cores tradicionais da Nigéria por um padrão de pijama (?) – e por uma boa razão. É memorável à primeira vista.
- 7️⃣º lugar: Alemanha (fora). 1990 WORLD CUP Sabor puro, mas eu apenas adoro estes kits com efeito de gradiente e grão, e aqui tudo isto é complementado por uma cor agradável. Algo que faz lembrar o desenho Dynamo do ano passado do New Balance, que eu considero ser um dos melhores de sempre.
- 6️⃣º lugar: Inglaterra (casa). 1990 WORLD CUP Umbro foram (e são) capazes de fazer maravilhosamente – esta forma é uma clara confirmação disto. Evoca uma associação com algum carro de muito alta qualidade. Rigoroso e elegante. E veja como o logotipo da marca é pressionado na manga da camisola. Fantástico.
- 5️⃣º lugar: México (casa). COPA DO MUNDO DE 1998 O sapo Pepe do meme com o mesmo nome na T-shirt já é uma vitória. E se você, como eu, tem flashbacks do “fim do mundo 2012”, então não é surpreendente, porque o desenho único foi criado no modelo da pedra do sol do calendário asteca. Facto do ventilador: este uniforme mexicano de 1998 da ABA Sport era tão popular entre os coleccionadores que o não tão famoso fabricante lançou um remake em 2021.
- 4️⃣º lugar: EUA (fora). 1994 WORLD CUP Vibração, vibração e vibração novamente. Feito a tempo e no alvo. Basta um olhar para esta camisa para perceber de quem é e até de que campeonato é. Aquele Campeonato Mundial de Futebol tinha tudo a ver com mostrar os Estados Unidos, os anfitriões do torneio, à comunidade do futebol mundial – este kit era o guia perfeito.
- 3️⃣º lugar: Croácia (casa). WORLD CUP 1998 Não compreendi imediatamente este uniforme, mas uma vez que o vi, fiquei imparável. Este efeito 3D das damas tradicionais croatas é fogo posto, e o logótipo central é sempre X2 à beleza.
- 2️⃣º lugar: Nigéria (casa). CUP MUNDIAL 2018 Um conjunto deslumbrante que me conquistou o coração na apresentação. Pensei para comigo, “porque é que a Nigéria pode fazer tal apresentação e nós não podemos”. A única desvantagem é o próprio campeonato em que foi disputado. Facto do ventilador: o conjunto esgotou 15 minutos após a apresentação.
- 1️⃣º lugar: França (casa). COPA DO MUNDO DE 1998 O vencedor. É banalmente elegante – pode usá-lo com uma roupa normal e parecer que é um estilista hipster de Paris. Este kit, juntamente com o kit doméstico brasileiro de 2002, é um símbolo de toda uma era do futebol. Lembra-se como Sami Nasseri usava esta camisola no filme de culto “Taxi”? Belas cores azuis escuras, o aspecto dos números, um interessante ornamento de branco e uma risca vermelha. Uma das melhores criações da adidas na sua história do futebol.