“The Hateful Machine” (2001)
Vinnie Jones e Jason Statham estrelam nesta adaptação da comédia de futebol americano de 1974 “The Longest Yard”.
Jones interpreta o desonrado ex-capitão inglês Danny Meehan, que foi suspenso por fixação de jogo e depois preso por um ataque de embriaguez a dois polícias.
Meehan adapta-se gradualmente à vida atrás das grades e começa a treinar uma equipa de prisioneiros para um jogo contra a equipa do guarda prisional. Entretanto, o director tenta recuperar o dinheiro que deve ao Barry, um apostador desonesto, apostando do seu lado.
O filme não falta violência prisional e clichés dos filmes da prisão, e Ryan Giggs aparece brevemente como o director.
Gol!(2005)
Um dos filmes de apostar futebol mais populares de sempre, a primeira parte da trilogia Goal segue-se ao pobre garçom mexicano Santiago Munoz enquanto viaja de Los Angeles para as luzes brilhantes de Newcastle.
A viagem de Munoz até ao topo é interrompida por fricção com os seus novos companheiros de equipa, a sua própria batalha secreta contra a asma e a morte do seu pai nos EUA.
O filme, realizado em colaboração com a FIFA, apresenta dezenas de verdadeiros futebolistas, incluindo David Beckham, Zinedine Zidane, Ronaldo, Thierry Henry, bem como grandes partes das equipas de Newcastle e Liverpool, que se enfrentam no grande jogo no final da época.
O filme continua a ser um dos favoritos dos adeptos de futebol.
A sequela de 2007, Goal II: Living the Dream conta a história da mudança de Munoz para o Real Madrid, e Goal III: Conquistar o Mundo é sobre dois jovens jogadores ingleses seleccionados para o Campeonato Mundial de Futebol de 2006.
Dobrá-la como Beckham (2002)
Bend It Like Beckham, estrelado por Parminder Nagra e Keira Knightley, foi um sucesso comercial e continua a ser uma pedra de toque cultural para muitos.
O filme conta a história da adolescente Jessminder “Jess” Bhamra, que se revolta contra os seus pais Sikh indianos conservadores, juntando-se à equipa de futebol local.
Ao mesmo tempo inspirador, atencioso e genuinamente divertido, o filme comenta questões de raça e multiculturalismo na Grã-Bretanha contemporânea, mantendo-se ao mesmo tempo relevante e bem dirigido, e em 2015 uma versão musical do filme começou a ser produzida no West End de Londres.
Malditos Unidos (2009)
Baseado no romance mais vendido de David Peace, Cursed United conta a história dos altos, baixos e ascensão do jovem Brian Clough, bem como a sua crescente rivalidade com o lendário chefe de Leeds, Don Revie.
O retrato elegante e dinâmico e sofisticado de Michael Sheen sobre Clough é apelativo e memorável, auxiliado pelo seu genuíno talento futebolístico – o seu remate no peito, viragem e golo, acompanhado pela frase “Gostaria de ver Don Revie fazer isso”, é um dos muitos destaques do filme.
Elegante e dinâmico, o retrato sofisticado de Michael Sheen de Clough é apelativo e memorável, graças à sua verdadeira capacidade futebolística – os seus dribles, voltas e remates, acompanhados pela frase “Gostaria de ver Don Revie a fazer isso”, estão entre os muitos destaques.
O realizador Tom Hooper faz um “pits Clough” contra duas personagens. O seu rival Revie alimenta o fogo na sua personagem, enquanto o seu assistente e amigo Peter Taylor concentra a sua genialidade.
A relação entre Clough e Taylor é delicada e comovente, embora a família de Clough e vários indivíduos da vida real retratados no filme tenham criticado alegadas imprecisões no filme.
Runaway to Victory (1981)
É difícil imaginar um filme de futebol que alguma vez se aproximará de Escape to Victory, uma vez que o clássico de 1981 continua a ser um dos principais presentes de Natal de muitas famílias britânicas.
Baseado no filme húngaro Twice Upon a Time in Hell de 1962, Sylvester Stallone, Michael Caine, Pelé, Bobby Moore e Ossie Ardiles interpretam prisioneiros de guerra aliados que planeiam uma fuga ousada de um campo de prisioneiros de guerra nazi.
O plano é frustrado, mas a hipótese de fuga surge ao intervalo quando os prisioneiros estão 4-1 acima.
Mas, em verdadeiro estilo cinematográfico, decidem jogar – “Ainda podemos ganhar” – e ripostar heroicamente para assegurar um empate antes de escaparem na comoção após a partida, enquanto os espectadores assaltam o campo. Seria bom fazer uma como ganhar sempre nas apostas de futebol neste jogo!
Não é um filme perfeito. Mas, para muitos, é o filme perfeito sobre futebol.